Luanda Towers

2011 | Luanda – Angola

Conceção e Projeto

Este trabalho centrou-se no desenvolvimento de uma iniciativa imobiliária num lote no centro da cidade de Luanda em Angola. Para esse fim, desenvolvemos a visão sustentada num conceito elaborado conjuntamente com o cliente, um grupo promotor imobiliário local de referência e com larga experiência no mercado, onde foram elegidos os seguintes fatores orientadores:

  • oferecer um empreendimento que permita o local preencher um papel central na área;
  • oferecer uma expansão significativa no tipo e qualidade do comércio e serviços na área central de Luanda como lazer, equipamentos culturais e usos comunitários;
  • incorporar uma diversificação de usos incluindo residências;
  • integrar-se inteiramente com a envolvente e zonas chave do centro da cidade para criar uma centralidade coesa melhorando significativamente o ambiente e os acessos locais;
  • criar edifícios marcantes e espaços públicos de alta qualidade que respeitam o legado cultural da cidade;
  • assegurar melhorias significativas do espaço publico;
  • Criar um interface atrativo e vibrante entre o empreendimento e a zona envolvente;
  • Demonstrar boas pratica na entrega de um desenvolvimento sustentável

O raciocínio por trás do conceito inicial é o de integrar o lote no resto da cidade e potenciar a criação de um forte circuito comercial com a cidade Baixa de forma a produzir uma cidade mais coesa. Isto aumentaria a atratividade e a competitividade da economia na área atraindo novos comerciantes e introduzindo outros usos, incluindo uma forte parcela de habitação. Esta proposta vai significativamente na direção de entregar a visão alargada para Luanda, como um vibrante centro de vivência urbana.
Uma solução de integração encorajaria a importância de procurar e criar ligações com a envolvente, trazendo a comunidade para esta zona, fazendo uso das estruturas urbanas existentes, ruas, espaços públicos, jardins, para criar uma lógica de cidade.
Na procura por criar um projeto de referência arquitetónica que se distinga pela qualidade e diferença do que tem sido construído em Luanda assumem-se alguns princípios, como o da geometria enquanto elemento definidor dos mesmos, criar planos de massa, densidade contrapostos e enquadrando largos planos de vidro, leves, contrastantes assumidamente como pele das atividades que no interior dos edifícios decorrem.
A solução desenvolvida contempla a construção de 29.300m² subterrâneos para parqueamento automóvel em 5 pisos, 8.750m² de área comercial em 2 pisos, e duas torres com 25.484m² de área bruta cada, totalizando 89.018m² de área bruta de construção e 5.850m² de área exterior tratada.

adminLuanda Towers